sexta-feira, 7 de junho de 2013

mensagem 070613 - o coracao

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida." (Pv 4:23)

normalmente o cérebo é considerado o centro diretor de toda a atividade humana.
a bíblia sagrada no entanto refere-se ao coração como sendo esse centro, como sendo o responsável por isso.
considera-se então que é do coração que procedem todas as saídas da vida, é ele que abrange a totalidade de nosso intelecto, emoção e volição.

"O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca." (Lc 6:45)

1 - fica claro assim, ser o coração o centro do intelecto, onde as pessoas começam a saber e entender as coisas.

"Confessa, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR, teu Deus." (Dt 8:5)

oramos no coração;

"E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli fez atenção à sua boca,
porquanto Ana, no seu coração, falava, e só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada." (1 Sm 1:12-13)

meditamos no coração;

"Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, rocha minha e libertador meu!" (Sl 19:14)

escondemos a Palavra de Deus em nosso coração;

"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." (Sl 119:11)

maquinamos males em nosso coração;

"os quais pensam o mal no coração; continuamente se ajuntam para a guerra." (Sl 140:2)

guardamos as palavras de sabedoria em nosso coração;

"Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração." (Pv 4:21)

pensamos em nosso coração;

"E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração?" (Mc 2:8)

duvidamos em nosso coração;

"porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito." (Mc 11:23)

conferimos as coisas em nosso coração;

"Mas Maria guardava todas essas coisas, conferindo-as em seu coração." (Lc 2:19)

cremos com o nosso coração;

"a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo." (Rm 10:9)

e cantamos com o nosso coração.

"falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração," (Ef 5:19)

assim entendemos que todas as ações de nossos corações são os fatos que primordialmente envolvem a nossa mente.

2 - e vemos que o coração é o centro de nossas emoções.
a bíblia sempre nos fala de coração alegre;

"Então, se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração." (Êx 4:14)

de coração amoroso;

"Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder." (Dt 6:5)

de coração medroso;

"E sucedeu que, ouvindo todos os reis dos amorreus que habitavam desta banda do Jordão, ao ocidente, e todos os reis dos cananeus que estavam ao pé do mar que o SENHOR tinha secado as águas do Jordão, de diante dos filhos de Israel, até que passassem, derreteu-se-lhes o coração, e não houve mais ânimo neles, por causa dos filhos de Israel." (Js 5:1)

de coração corajoso;

"Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR." (Sl 27:14)

de coração arrependido;

"Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus." (Sl 51:17)

de coração ansioso;

"A solicitude no coração do homem o abate, mas uma boa palavra o alegra." (Pv 12:25)

de coração irado;

"A estultícia do homem perverterá o seu caminho, e o seu coração se irará contra o SENHOR." (Pv 19:3)

de coração avivado;

"Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade e cujo nome é Santo: Em um alto e santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos." (Is 57:15)

de coração angustiado;

"Ah! Entranhas minhas, entranhas minhas! Estou ferido no meu coração! O meu coração ruge; não me posso calar, porque tu, ó minha alma, ouviste o som da trombeta e o alarido da guerra." (Jr 4:19)

"tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração." (Rm 9:2)

de coração gozoso;

"Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó SENHOR, Deus dos Exércitos." (Jr 15:16)

de coração pesaroso;

"Tsadê. O coração deles clamou ao Senhor: Ó muralha da filha de Sião, corram as tuas lágrimas como um ribeiro, de dia e de noite; não te dês descanso, nem parem as meninas de teus olhos." (Lm 2:18)

de coração humilde;

"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma." (Mt 11:29)

de coração ardente pela Palavra do Senhor;

"E disseram um para o outro: Porventura, não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as Escrituras?" (Lc 24:32)

e de coração perturbado.

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim." (Jo 14:1)

todas as atitudes citadas são atitudes do coração, porque refletem o que ao coração nos vai; são primariamente, portanto, todas de natureza emocional.

3 - e, finalmente, boservamos que o coração é, por excelência, o centro da vontade humana.
lemos nas sagradas escrituras acerca do coração endurecido que se recusa a fazer o que Deus ordena;

"E disse o SENHOR a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu endurecerei o seu coração, para que não deixe ir o povo." (Êx 4:21)

do coração submisso a Deus;

"Agora, pois, deitai fora os deuses estranhos que há no meio de vós: e inclinai o vosso coração ao SENHOR, Deus de Israel." (Js 24:23)

do coração que decide fazer algo para Deus;

"Também Davi, meu pai, teve no seu coração o edificar uma casa ao nome do SENHOR, Deus de Israel." (2 Cr 6:7)

do coração que se dedica a buscar o Senhor;

"Disponde, pois, agora, o vosso coração e a vossa alma para buscardes ao SENHOR, vosso Deus; e levantai-vos e edificai o santuário do SENHOR Deus, para que a arca do concerto do SENHOR e os utensílios sagrados de Deus se tragam a esta casa, que se há de edificar ao nome do SENHOR." (1 Cr 22:19)

do coração que deseja receber as bênçãos do Senhor;

"O rei se alegra em tua força, SENHOR; e na tua salvação grandemente se regozija.
Cumpriste-lhe o desejo do seu coração e não desatendeste as súplicas dos seus lábios. (Selá)
Pois o provês das bênçãos de bondade; pões na sua cabeça uma coroa de ouro fino." (Sl 21:1-3)

do coração inclinado aos estatutos de Deus;

"Inclina o meu coração a teus testemunhos e não à cobiça." (Sl 119:36)

e do coração que deseja fazer algo pelos outros.

"Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação." (Rm 10:1)

resumindo meus queridos irmãos, todas as atividades acima descritas ocorrem na vontade humana. - (texto baseado no estudo "o coração", da bíblia de estudo pentecostal da cpad - pgs: 933-934 - ely silmar vidal - skype: siscompar - fones: (tim) 041-41-9820-9599 - (claro) 41-9821-2381 - (vivo) 41-9109-8374 - mensagem 070613 - o coração)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos:

(ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:
http://www.elyvidal.com.br



Nenhum comentário: