Ocorreu um erro neste gadget

sábado, 21 de janeiro de 2012

CURSO DE LÍNGUA ÁRABE - NÍVEL BÁSICO

2

BibliASPA
O estabelecimento de relações políticas, culturais e econômicas consistentes e duradouras entre os países da América do Sul e o Mundo Árabe pressupõe a construção de conhecimento mútuo das sociedades envolvidas.
Os estereótipos culturais e as representações politicamente motivadas sobre o Mundo Árabe e sobre a América do Sul só podem ter seu efeito negativo contrabalançado pela produção constante de saberes acadêmicos, embasados
em pesquisas empíricas de qualidade, bem como pela disponibilidade de textos representativos da produção cultural árabe e sul-americana.

1

CURSO DE LÍNGUA ÁRABE - NÍVEL BÁSICO

O Centro de Pesquisa e Cultura Árabe-Sul-Americano BibliASPA promove um curso inteiramente gratuito de língua e cultura árabes para estudantes de 13 a 19 anos que estejam matriculados nas escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental e Médio.
Com cursos em São Paulo e Curitiba.

Em São Paulo o curso terá início na semana do dia 15 de agosto nos seguintes horários:

- Seg. e Qua. início 15/08 - das 17h às 18h30
- Ter. e Qui. início 16/08 - das 16h às 17h30
- Sábado. início 20/08 - das 15h às 18h

Em Curitiba as incrições e o curso ocorreram nos seguintes horários:

Terça e Quinta: 14:30 às 17:30
Sábado: 10:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00

No Centro de Capacitação SME
Rua Dr. Faivre, 398 - Centro - Curitiba
Fone: 3218-2431 / 3324-2456

Haveram aulas de língua e cultura árabes em nivel básico que incluirão alfabetização, leitura e escrita. Ao menos 15 alunos serão levados a um País Árabe, sem nenhum custo.

O curso será ministrado por um professor nativo com professores auxiliares.

Rua Baronesa de Itu, 639
Bairro Santa Cecilia SP
Incrições pelo email bibliaspa@gmail.com ou pelo tel 3661-0904.

4

O Curso
Vinte e dois estudantes de escolas públicas brasileiras conhecerão o Qatar em viagem de intercâmbio educacional e cultural

Os jovens que participam do Programa de Língua e Cultura Árabe promovido pela BibliASPA (Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul - Países Árabes) e pela Qatar Foundation International terão todas as despesas patrocinadas e partirão de São Paulo no dia 18/01/12.

São Paulo, 11 de janeiro de 2012. Financiada pela Qatar Foundation International, a BibliASPA (Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes) organiza o Programa de Língua e Cultura Árabe que acontece em São Paulo e Curitiba, Brasil, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma competência global favorecendo, sobretudo, estudantes de baixa-renda no aprendizado da língua e da cultura árabe.

Inicialmente, para ingressar no programa bastava que o jovem estivesse regularmente matriculado no ensino médio de qualquer escola pública. E a demanda foi tão alta que a BibliASPA precisou criar várias turmas para acomodar os interessados. Nesta fase fora anunciado que pelos menos 15 dos participantes com melhor desempenho, ao final do curso, seriam contemplados com uma viagem para um país do Oriente Médio com todas as despesas pagas. Ao longo do curso, também obtiveram apoio financeiro para transporte e alimentação, além de material didático gratuito.

Dentre os valores defendidos pelas organizações QFI e BibliASPA,  toda língua deve ser ensinada dentro  de um  contexto cultural, assim aulas e atividades culturais acompanham o curso de língua para fornecer um currículo interconectado e vigoroso. A missão da Qatar Foundation International é promover a educação como uma força que constrói comunidades firmes e construir uma rede de cidadãos globalizados que se comunicam efetivamente e trabalham juntos para encontrar soluções para problemas globais. Missão que vai ao encontro do trabalho da parceira da QFI que é a BibliASPA, que desenvolve atividades educacionais e socioculturais na América do Sul, especialmente no Brasil, e nos países árabes.   Para isso, organiza cursos, exposições, mostras de cinema e teatro e publica obras especializadas.

Como ação complementar, a National Geographic filmará todo o percurso da viagem e desenvolverá uma oficina de fotografia e vídeo com os estudantes brasileiros e árabes (cataris, egípcios, sírios, libaneses) para que possam fazer registros próprios, contar histórias de acordo com o que cada um apreenderá da experiência.

E a poucos dias da viagem agendada para o dia 18/01/02, estudantes e organizadores cuidam dos últimos detalhes. Um ônibus, unindo turmas de São Paulo e Curitiba, partirá da BibliASPA rumo ao aeroporto nesta data. A programação é vasta e diversificada:

sexta-feira, 20/01/12, visita ao Souq Waqif, o mais antigo estilo de mercado árabe no Qatar,  que tem mais de 100 anos;

Sábado, 21/01/12, passeio na Corniche de Doha, a via litorânea que fica no Golfo e permite avistar o lado antigo da cidade e o horizonte de prédios em estilo contemporâneo árabe e ocidental;

Domingo, 22/01/12, Conhecerão escolas do Qatar e encontrarão estudantes locais para atividades em grupo e troca de experiências; 

Segunda, 23/01/12, visita a uma fazenda qatari com irrigação especial; contato com camelos, cavalos e falcões                                

Terça-feira, 24/01/12, os estudantes conhecerão O Museu de Arte Islâmica, que abriga uma coleção magnífica de obras de arte datadas dos séculos 7 ao 21, representando o escopo completo da arte islâmica;

Terça-feira, 24/01/12, os alunos poderão desfrutar de um cruzeiro em um dhow, um barco tradicional do Qatar, no Golfo, de onde eles serão capazes de ver a linha do horizonte de Doha;

Quarta-feira, 25/01/12, dia de ação comunitária como meio de estimular um engajamento,  os alunos vão se unir em uma limpeza da praia. Mesmo dia em que haverá aula de culinária árabe e em que cada jovem jantará na casa de outro jovem da região;

Terça-feira, 26/01/12, os alunos farão um tour privado nos bastidores da Al Jazeera.

Quinta-feira, 26/01/12, o Embaixador do Brasil no Qatar fará uma recepção  para os  estudantes;

Quinta-feira, 26/01/12, passeio cultural pela Vila Cultural Katara  que é um marco cultural com o lema de "Descubra o Mundo em uma Vila". No local há teatro, literatura, arte, música, convenções e exposições;

Sexta-feira, 27/01/12, visita ao Mathaf  - Museu de Arte Moderna que tem exposição de casas e programas que exploram a arte moderna árabe.

Sexta-feira, 27/01/12, dia de Tour na Cidade da Educação. Localizada nos arredores de Doha, a Cidade da Educação abrange 14 quilômetros quadrados e instalações de instituições  de ensino para temas diversos, desde a educação infantil até a pesquisa avançada.

Sexta-feira, 27/01/12, será a Noite Árabe no Deserto. Os estudantes dormirão em tendas tradicionais e farão safári. Antes da modernização do Qatar, o país era uma península desértica com uma pequena população.                                

Sábado 28/01/12, data em que conhecerão o Centro Fanar, que organiza atividades tais como exposições, passeios ao centro, visita a mesquitas, caligrafia e cursos de língua árabe.

Sábado, 28/01/12, será o dia da cerimônia de formatura da viagem que será encerrada com um show de celebração e agradecimento pelo empenho dos alunos durante a sua estadia no Qatar. Durante a cerimônia, cada aluno vai mostrar seu autor-retrato a seus companheiros, colegas, professores, etc. Além disso, cada equipe de mídia vai apresentar os seus projetos de vídeo completos. No final da cerimônia, cada aluno receberá um certificado de excelência.            

Em razão do sucesso comprovado do programa no Brasil, a previsão é que a QFI e a BibliASPA abram novos programas em outras cidades do Brasil e na América do Sul.

"A viagem a Doha será uma experiência que mudará a vida desses jovens estudantes e permitirá que eles conheçam melhor os outros e a si próprios", afirma o Professor Paulo Daniel Farah, diretor da BibliASPA.

"Entre os temas principais, abordaremos o diálogo intercultural e capacitação digital. Também vamos trabalhar questões fundamentais como 'Como vivenciar outra cultura me ensina mais sobre minha identidade e minha cultura? Como minha experiência no Qatar me ajuda a aprender a comunicar-me de forma efetiva com pessoas de outras culturas? '", diz Farah, que é professor na USP e fundou a BibliASPA para combater estereótipos e promover cultura de paz.

Feito em 2010, esse vídeo dá uma idéia da proposta http://www.youtube.com/watch?v=AhuXNENLYUY

Acesse os vídeos feitos por um dos alunos de Curitiba:
http://www.youtube.com/watch?v=T_Y03jIpab8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=jw05QQIZ3_o&feature=related

Professor Moafak Dib Helaihel
Moafak é um dos professores de língua e cultura árabe pela BibliASPA, ministra suas aulas em Curitiba, acesse e conheça o seu trabalho:

Clique aqui.
Site
Acesse o site da BibliASPA clicando aqui.

3

Nenhum comentário: